Que culpa tem Deus?
Nossa raça gosta e muito de achar um culpado pelos males que nos rodeiam. Em situações difíceis ou impossíveis de achar um culpado, criamos, inventamos um nem que seja um ser do tamanho de Deus. Um ser que mal entendemos e ou acreditamos.
Uns comentários nesse nosso canto de perguntas para Deus me gerou essa pergunta.
"toda árvore boa dá bons frutos, e toda árvore má dá maus frutos."
Palavras de Jesus usadas no contexto de hipocrisia. Jesus denunciava a duplicidade dos seus opositores, chamavam atenção a necessidade de se ser um. Essas palavras foram no entanto usadas num dos comentário para relacionar o criador a criatura. Se o fruto é mau, culpa toda é da arvore. Se o homem é mau culpem os pais. Me parece ser muito literal. Quando passamos às pessoas há que entender que para além da relação genética com os progenitores, há muitos factores que influenciam. Uma boa educação caseira em si só, por mais boa que ela seja, não nos garante um bom comportamento.
A pergunta que nos é feita no comentário é: "Eva foi perfeita?" E a partir da pergunta se raciocina da seguinte maneira:
"Se ela fosse não ia comer o fruto. Se não foi então o tal que o criou não é perfeito. Logo esse Deus não é infinitamente perfeito".
Não consigo entender a relação. Preferiria começar por discutir o conceito de "perfeito" em si, oque significa, oque implica. oque é que minha perfeição ou imperfeição tem a ver com o meu criador, progenitor?
Asseguir, no mesmo diapasão se nos pergunta:
"porquê os homens são maus?"
E pergunto: oque é o homem? Oque é ser mau? Quem são os homens mau? onde estão? quem os considera maus? e porque?
Uma tese problemática se nos apresenta:
"Quando um filho é rebelde e é ao mesmo tempo contrário ao comportamento do pai, esse filho foi mal educado, não recebeu as melhores lições. Isso acontece na escola, o professor pode ser o melhor do mundo, mas se não conseguir colocar o aluno na linha, o aluno não será inteligente" não vejo a relação entre uma coisa e outra.
ENTÃO QUE CULPA TEM DEUS?
Friday, April 11, 2008
Subscribe to:
Posts (Atom)