Saturday, March 29, 2008

Porque Fazer Perguntas?

Os cristãos(como se eu não fosse) tem a mania de atirar pedras em alvos mal identificados. Foi com "medo" de ser atingido por uma dessas "pedras perdidas" que me perguntei(tenho vindo a me perguntar) porque é que faço essas perguntas todas e porque convido os outros a fazê-las comigo?
Leio a Bíblia(o livro sagrado dos cristãos) de forma regular, sem nenhum preconceito(oque penso dela, tirei dela mesmo). Para além de ser um livro sagrado, a bíblia é uma obra literária que quem ama as letras devia pôr os olhos nela nem que fosse furtivamente.
Hoje, lendo um dos livros dentro do livro me deparei com o seguinte:

"...estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. Contudo, façam isso com mansidão e respeito, conservando a boa consciência de forma que os que falam maldosamente contra o bom procedimento de vocês, porque estão em Cristo fiquem envergonhados de suas calúnias"

1. ATITUDE

(i) Então tenho que estar preparado, tenho que saber oque dizer, como dizer. Mesmo podendo, não devo procurar na hora, oque dizer aos que me pedem a razão da esperança que há em mim.
(ii)Tenho que responder a qualquer pessoa que me pedir
(iii)Tenho que fazer isso com mansidão e respeito. Não de forma assanhada, arongante, com ar de detentor universal da verdade.Tenho que fazê-lo respeitando as diferenças, as liberdades que os outros tem de discordar comigo. tenho que ser como Deus que "permite" que alguns lhe reijetem.
(iv)

2. RESULTADO:

(i) Vergonha na cara dos caluniadores.

Caluniadores, segundo o trecho são aqueles que falam "maldosamente contra o bom procedimento". Fazem-no socorrendo-se à um sem número de razões mas acima de tudo por desconhecerem um sem número de questões ligadas à esses procedimentos e finalmente, pode ser que ignorem as tais questões porque eu e os outros cristãos não temos estado sempre preparados para lhes responder quando nos pedem a razão da esperança que há em nós.

Nelson livingston

P.s: Trecho retirado de I Pedro Cap 3 vers. 15 Bíblia Sagrada Português-Inglês- NIV Editora Vida 2003

4 comments:

Tomás Queface said...

Não me surpreende que a teologia responda todas as perguntas. São respostas que desfazem todas hipóteses e deixam apenas o absoluto. Por isso, não terei sempre respostas para todas as questões. Isso não é uma confiança. É uma verdade. Mas os crentes ficam mais confiantes da tese a que defendem a cada defesa que eles obtém. A maior parte da população mundial segue exclusivamente a religião, por essa razão, tem todas as respostas para todas perguntas. E são verdades absolutas, tais que ninguém deve colocar em prova, senão seria um pecado. Mas tudo que a religião diz não prova nem a uma palavra de que dizem. Apenas devem acreditar. "o que é homem?" "o que é mau" essas perguntas de momento não tem nenhum interesse, senão nos levariam a outros argumentos. "Deus" ninguém apresenta uma definição lógica deste ser. Apenas defendem-no. Mas os teólogos só se preocupam no homem. Se calhar nunca os passou da cabeça quem criou tal deus. Será que se criou? Criar-se a si mesmo? Não, não faz sentido, muito menos lógica.

Tomás Queface said...

"Tenho que responder a qualquer pessoa que me pedir". Porquê motivo fez Deus o mundo? Para quê tudo isso? Se ele é infinitamente perfeito para que precisa de nós, do nosso amor? Para todo efeito há uma causa. Será que o fim dele era ver uns a queimar e outros no paraíso! Que horror. Como alguém pode desejar isso dos seus filhos! Deus, jesus, figuras que nunca se pronunciaram, mas já foram escritor milhares de livros. Jesus. Um ser que morreu a muito tempo da minha mente e que hoje vive nas mentes de grande parte deste mundo (na imaginação). Não culpo a nenhum Deus o mal que há no mundo. Apenas desfaço as hipóteses desse ser superior. Fé apenas alimenta a ilusão da humanidade.

Tomás Queface said...

"Um homem não pode acreditar por querer, mas por convicção. Um homem não pode ser forçado a acreditar. Podes ameaçá-lo, feri-lo, bater-lhe, queimá-lo; e ele pode ser assustado, irritado ou atormentado; mas não pode acreditar, nem se pode obrigá-lo a acreditar. Até que seja convencido. (...) Ora, embora isto possa parecer um truismo, penso que é necessário dizer que um homem não pode ser convencido pela ofença ou pelo castigo. Ele pode apenas ser convencido pela razão. (...) Sim. Se quisermos que um homem acredite numa coisa, temos de encontrar umas quantas razões mais poderosas do que um milhão de pragas ou um milhão de baronetes. Queimar um homem vivo por não acreditar que o sol gira em torno da terra, não é convencê-lo. Ele nunca dúvidou que o fogo queima: mas talvez os seus olhos moribundos possam ver o sol a pôr-se no oeste, a medida que o mundo gira no seu eixo. Ele morre com sua crença. E não o conhece."

Nelson said...

Caro Tomas, mantenho minha segundo a qual tens que prestar atenção no uso das palavras. O teu raciocinio as vezes parece contraditorio e pelo pouco que ja te conheço acho que deve-se ao uso das palavras. Vou dar um exempplo. Quando dizes que "um homen não pode ser convencido" eu penso se não devias dizer "um homem não deve"...
Concordaria consigo se tivesses usado a segunda forma de ver as coisas. Voltando ao essencial. Continuarei afirmando que Deus não tem culpa nenhuma pelo que os homens fazem em nome dele.Os exageros são de nossa inteira responsabilidade. Oque Deus tem a ver como a forma como tenho tratado o Tomas Daniel. Eu achando que estou prestando serviço a Deus, saio fazendo e desfazendo. Maldade do homen so isso... Maldade pura....